segunda-feira, 13 de outubro de 2008

alhos e bugalhos

In http://www.publico.clix.pt/13Out2008

O que e que se pode depreender desta magnífica rubrica do Público?
Que há mais desempregados do que pessoas a trabalhar no estrangeiro?

2%, será mais ou menos que 16 milhões? ou é suposto eu saber qual a população global da Europa? Eu até leio os jornais, mas todos os anos "a Europa" aumenta e eu fico um bocado perdida nos números...

Deixa-me doida o facto de os jornalistas ou, melhor dizendo, de criadores de manchetes, frequentemente, misturarem formas de medida deliberadamente para induzirem uma certa opinião. Mas fazem a vigarice de forma muito evidente e o que é suposto ser credível, porque é objectivo, é, pelo contrário, imediatamente desmascarado. Ou será que a matemática para estes profissionais acabou no 9º ano e não dá para mais?
É que fico interessada - que é o efeito que eles pretendem produzir ao colocar um número - e depois não consigo perceber...!

3 comentários:

Luis Eme disse...

é verdade.

a maioria foi para letras... para escapar à matemática.

o sofá não é mau...

Fernando disse...

K: Tens razão. Este parágrafo requer alguma informação adicional. Pelas minhas contas, independentemente dos países incluídos na U.E. (a 15 ou a 27), 2% é sempre um valor bastante inferior aos 16 milhões de desempregados. Dá que pensar... O mercado de trabalho europeu é uma miragem!

klaudia disse...

obrigada Luis M, passarei brevemente pelas tuas coutadas, e lá deixarei tb opinião

caro fernando,
o mercado europeu foi a 2ª questão que me passou pela cabeça quando vi o Público
ainda vão ter que se fazer muitos erasmus, ainda mt mães vão chorar, para podermos falar, de facto, em mercado de trabalho europeu