terça-feira, 25 de novembro de 2008

Dá sol no cemitério...

Não é de agora que tenho uma visão desapaixonada dos Cemitérios. Não acho que seja guardando os seus restos mortais num caixão todo pipi que se vai respeitar mais ou menos um ente querido que faleceu. Tudo se processa dentro da nossa mente. Os restos mortais podem perfeitamente ser reduzidos a cinzas, que por sua vez pode adubar um vaso ou um jardim.
Mesmo assim, foi preciso alguns segundos de reflexão para assimilar o que acabei de ler. Uma autarquia dos subúrbios de Barcelona, fez um contrato com uma companhia de aproveitamento energético no sentido de fazerem um parque fotovoltaico em pleno cemitério!!!

Tiveram alguma sensibilidade, ao colocarem os paineis nos telhados das jazigas apenas. Mas mesmo assim, estou curioso se esta ideia terá replica em Portugal...

3 comentários:

klaudia disse...

nunca vi um cemitério com telhados em Portugal, mas em dia de Fiéis chuvosos penso que teria muitos adeptos

acho bonita a ideia, algo poética até: a morte ser abrigada pelo Sol; o fim como suporte da energia; algo deposto convertido em útil...

Fernando disse...

Bem... Barcelona está mesmo muito à frente do resto da Península. Assim, poderás continuar a dizer ao teu ente querido falecido: "és o sol que ilumina a minha vida!"

klaudia disse...

:p!!!
mórbido...