quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Que se passa?

Num diário gratuito hoje, numa notícia que dava conta do primeiro Salão de Divórcios conhecido, a realizar em Utrecht, Holanda (país onde um em cada três casamentos termina em divórcio, que pensava ser similar à realidade portuguesa), é mostrada a Estatística de 2005 aferida pelo INE: 48671 casamentos, 22853 divórcios, ou seja, praticamente metade!
Concordo com a alegação que agora as pessoas fazem-se respeitar mais dentro de uma relação, mas da exigência de respeito, não se estará a cair no egocentrismo exacerbado, mesmo por parte do lado que tradicionalmente era desrespeitador (numa lógica bélica de subida de parada)?

3 comentários:

Fernando disse...

Os números portugueses não me surpreendem. Estar casado dá "trabalho", no sentido de serem necessárias cedências que o tal "egocentrismo exacerbado" não deixa que aconteçam.

Mas, se queres a minha opinião, os números também se explicam por escolhas erradas. Hoje em dia, as pessoas têm menos medo de arriscar do que no passado. O problema é que arriscam com pessoas que são claramente erradas. Conheço 4 ou 5 casais que se divorciaram e, em TODOS os casos era óbvio que isso iria acontecer, mais tarde ou mais cedo...

(Tenho tantas opiniões sobre isto que deveria escrever um post... Enfim, quando arranjar tempo...)

klaudia disse...

não é que seja ou tenha sido casada, mas parece-me que há muitas mais razões para as pessoas casarem, para além das românticas
parece-me também que nem sempre, essas pessoas, contam com as inerências (dificuldades) de viver, na mesma casa, partilhando uma série de coisas, diariamente
sei lá, por acaso admiram-me essas estatísticas
acho que faltam outras análises: qual o desenvolvimento do nº de casamentos?
É que eu acho que os casamentos têm diminuido e têm aumentado o nº de divórcios de casamentos antigos

Rick disse...

Concordo ctg, fiquei é sem saber qual é o lado que se considera como tradicionalmente desrespeitador :P
(digo isto porque os mitos muitas vezes sao enganadores......)

nice blog ;)