quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Serviço Público no lixo

A comunicação social tem o mérito, duvidoso, de nos fazer acreditar que tudo o que nela aparece relatado é verdadeiro. Ontem, quarta-feira, o noticiário das manhãs da RTP1 abriu com a afirmação bombástica: "A Super Terça-Feira das primárias americanas teve dois grandes vencedores: John McCain do lado dos Republicanos e Hillary Clinton do lado dos Democratas.

Nada a apontar em relação ao campo Republicano. Já a notícia sobre Hillary era uma mentira. Só encontro três explicações para o facto:
1. A Direcção de Informação foi recolher a informação à internet e, sem qualquer espírito crítico, limitou-se a reproduzir informações contidas em sites favoráveis a Clinton. Resultado: Incompetência.
2. A Direcção de Informação da RTP1 não procurou informação detalhada sobre os resultados efectivos das eleições. Àquela hora da manhã em Portugal (9h00), era 1 da manhã na California e a contagem ainda ia a meio caminho nos estados da costa oeste, com uma proporção significativa dos delegados ainda por atribuir. O site oficial dos resultados indicava que a contagem estava parada e seria retomada às 8h da manhã. Resultado: Desleixo.
3. Se, em lugar de grandes parangonas, a Direcção da RTP tivesse optado por uma declaração prudente em relação às Primárias dos Democratas, teria feito muito melhor serviço público. E teria acertado. Resultado: Precipitação.

É que Barack Obama ganhou as eleições a Hillary Clinton em 13 estados e perdeu em 8 estados. Como a vitória de Clinton ocorreu em estados com mais população (e eleitores), a distribuição de delegados é praticamente idêntica: 830 para Clinton contra 820 de Obama. Tendo em conta que ainda faltam eleições em 18 estados e quase 1000 delegados por eleger, a diferença de 10 é, para todos os efeitos, um empate.

Em relação à informação dos canais televisivos, só tenho um lema: Desconfiar. Desconfiar sempre.

1 comentário:

klaudia disse...

é verdade, caro almofada de sofá, muita precipitação na ânsia de dar um resultado efectivo
também ouvi a mesma coisa na sic notícias
será que os média portugueses estão feitos com a hillary?