quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Quiz....

As sapatilhas da esquerda (ou de cima, conforme o browser) são fabricadas é-melhor-não-saber-como-nem-onde e custam 15 euros na tua sapataria habitual. As da direita, vem com selo "produzidos por adultos com salário justo". O preço é deixado à consideração do cliente, não podendo ser inferior a 16 euros. Quais sapatilhas comprarias?
Se escolheste as da direita, quanto decidiste pagar por elas?

Se escolheste as da direita, que achas que aconteceu aos trabalhadores da fábrica das sapatilhas da esquerda?

(não, não quero aqui fazer nenhum statement político, as temáticas do comércio justo, do capitalismo desenfreado, do consumo desenfreado, do poder de compra majorado por este fenómeno e que custa prescindir, são tudo menos claros na minha cabeça...)

3 comentários:

Fernando disse...

Só respondo às tuas perguntas quando me responderes a esta: qual é a marca das sapatilhas? Sem saber isso não te sei responder quanto estaria disponível para dar acima de 16 euro... (sim, as compras da maioria das pessoas são determinadas pela marca dos produtos :o)

Anónimo disse...

Isto das etiquetas, arranjo as que quiseres, a dizer o que precisares. É tudo uma grande tanga. Para mim tanto as da direita como as da esquerda, foram fabricadas na India. As com etiqueta, foram feitas por miúdos, e as da esquerda feitas por adultos.É claro que estou a falar das etiquetas... porque se falar das sapatilhas...

klaudia disse...

estou num momento completamente desacreditada, é tudo muito complexo: não há certo nem errado
há uma postura pseudo-política que tomamos porque a nossa consciência e/ou o nosso poder de compra nos permite
mas sim, escolher umas colocará alguém no desemprego, por isso vamos combinar e cada um de nós escolhe uma de proveniência diferente