segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Google: de bestial a besta

(aproveitem a ler agora, não sei se este post vai ser censurado pela Google)



http://batatascombacalhau.files.wordpress.com/2008/02/google-is-evil.jpg

A propósito de uma notícia que saiu ontem no Público sobre a Google entrar no mundo da saúde: a Google Health!!

A Google propõe-se armazenar os dados do genoma de quem quiser pagar 1000$,e disponibilizar na net, para o seu médico poder adequar as prescrições. Já se sabe que o futuro da medicina passará por este nível de rigor - ainda bem, abaixo os antibióticos generalistas!, além de outras serventias muito interessantes.

A notícia fala também que esta magnífica empresa que desenvolveu o software que usamos para chegar até vós, leitores estimados, assim como o mais utilizado motor de busca e uma série de outras funcionalidades super úteis e fantásticas, já entrou no negócio do espaço (what ever that means).

Gostamos também da despretensão e da genialidade dos seus fundadores e do ambiente que, dizem, se vive na empresa (Great Place to Work).

Até aqui tudo relativamente inofensivo excepto se lermos a notícia até ao fim ;-) e pensarmos um pouco mais aprofundadamente sobre as implicações das ambições da Google.

A 1ª questão é que eles vão tirar o negócio do genoma a um amigo meu, e isso, por si, já me chateia.
2º, eles propõem-se ser o maior banco de dados e de suporte de informação do mundo, organiza-la e torna-la universalmente acessível e útil.

Ora, não obstante, um dos princípios deles ser 'não ser mau', não sei se com tanto poder, eles vão conseguir não fazer as coisas que lhes forem mais favoráveis, sem pensarem no restante da Humanidade. Monopólios aborrecem-me. Aliás, é por isso que eu tenho dado tão poucas notícias. Nas últimas semanas tenho que pedir a alguém para ir à net porque a empresa que tenho contratada para me fornecer esses serviços só conseguiu há pouco pôr isto a funcionar. Mas se ficar tudo bem, não mudo. Mas isso é para outro post.

Ou seja, estou baralhada. Ainda não sei bem o que significa a Google ser o maior banco de dados do mundo e ter acesso a isso tudo e, eu em particular, depender deles.

Just in case, acho que vou começar a explorar a Portugal Mail. Também têm mail, blog, são tugas, do Porto... só coisas boas. Ou voltar ao amigo Sapo, quem sabe...

Está lançado o 'réptil' para a discussão.

3 comentários:

Anónimo disse...

Até podias ser do Rio Ave, agora do porto é que não...

klaudia disse...

por acaso também sou do RA, mas quando não joga com o FCP, claro

Pedro disse...

Eu gosto muito do Google, estou googlizado mesmo, mas - literalmente - não verto uma pinga de sangue por eles!...
É como tu dizes, a Google já sabe demasiado de mim!