quarta-feira, 29 de outubro de 2008

nível de eruditismo



"As pessoas que frequentam o ciclo de cinema italiano são mais eruditas do que as que preferem o ciclo de cinema francês."

Esta magnífica cidade Invicta tem tido a sorte de poder entreter os seus habitantes com cinema de elevadíssima qualidade. Como é hábito, os cinemas Medeia (Cidade do Porto e Campo Alegre) brindam-nos com este tipo de eventos. Decorreu, na semana passada, o 9º ciclo de cinema francês e, ainda decorre (até 29 de Outubro), o ciclo de cinema italiano.

Tive a oportunidade de ver um filme em cada um dos ciclos. Ambos magníficos ainda que de géneros diferentes: "Toi et moi / Tu e eu" de Julie Lopes-Curval e "La finestra di fronte / A janela em frente", de Ferzan Ozpetek.

Não é que, depois do filme italiano terminar, ninguém, mas ninguém se mexeu para ir embora?... Apenas eu, esbocei um leve e discreto movimento de pegar no casaco, mas logo me detive e disfarcei para não me julgarem uma turista ocasional, daquelas pessoas que lá foi parar por acaso e que, nem sabem como, não reclamou por não haver pipocas à venda. Não, não queria que pensassem semelhante coisa de mim.
É que NINGUÉM se mexeu antes dos créditos do filme (vulgo "as letras") terminarem!!
Achei fantástico.

Já no final do "Toi et moi", ainda nem tinha passado a 2ª linha dos créditos, já havia pessoas de costas para o grande ecrãn. Eu não, claro. Outros...

Está tudo dito.

Desengane-se quem achava que a filmografia francesa significa erudição, ainda não viram nada!!

4 comentários:

Pedro disse...

Foi estranho, não foi, esta reacção colectiva?

Engraçado tambem ver que o cartaz do Festival frances tinha como principal atraccao um filme.... servio :P

Por falar nisso, o Emir vai tocar em Gaia em Novembro. Bute?

Gala disse...

eu estava lá, no Toi&Moi, nao deixa de sr engraçago estarmos na mesma sala:) também me deixei ficar mas nao fui das ultimas a sair.
em relaçao ao italiano, nao consegui ir ver e na Fnac esta esgotadissimo (depois do comentario do Pedro e agora do teu,tenho mesmo de ver esse filme.

klaudia disse...

vale a pena: boas interpretações, mas sobretudo uma história muito bem escrita e fotografia e realização soberbas

klaudia disse...

tb gostei muito do toi et moi
adoro o surrealismo, o kitch e um final inesperado
gostei muito, quase uma amèlie pulin
mas mais maduro