sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

1700 euros!!!


Sim, este é preço que cada Indiano vai poder pagar por este carro! Chama-se Nano, foi apresentado ao mundo ontem e é o cavalo de batalha da indiana Tata para combater as inseguras motas e os poluentes rickshaws.
É verdade, este carro não anda mais de 95km/h. Mas para quem não sai da cidade, é uma velocidade perfeitamente aceitável, mais do que os "papa-reformas", e gasta uns frugais 5 l/100km.
Esta versão é para o modelo base para o mercado interno. Para cumprir com as normas europeias, será feita uma versão com outro motor, mais potente e necessáriamente mais caro. Mas... mas... mas... 1700euros? Mais do que isso, qualquer outro carro desvaloriza no primeiro ano! E, embora seja dramaticamente simples deve durar bem mais do que isso sem problemas.

Quem disse que a corrente low-cost se ficava pelo mundo das viagens?

(este automóvel levanta uma data de questões como as grandes disparidades de poder de compra, de custos de produção, de margens de lucro, de padrões de qualidade, das pegadas ecológica dos productos, and so on, que aqui deixo em aberto)

3 comentários:

Fernando disse...

Hummm... Tenho a sensação que não caberia dentro desse veículo (e chamar-lhe veículo é um manifesto exagero).

São 1700 euros pelo "veículo" + uma enorme conta pelo tratamento das escolioses.

Helena Martins disse...

Bem... As normas europeias vão encarecê-lo e o nosso imposto automável vai estupidificar o preço, mas eu compro! (interpreta isto como um sinal de entusiasmo e não da minha pobreza semi-franciscana, ok?! lol) Beijinhos!

klaudia disse...

andar nas ruas barulhentas, poluídas e apinhadas de gente de qualquer cidade na Índia, não vai ser a mesma coisa...
mas tudo a bem do planeta!

1700 euros é que é o máximo! Mas se pensarmos que o índice mais parecido com o ordenado mínimo na Índia andará à volta de 75 euros, o rácio é muito maior do que para um automóvel ligeiro básico em Portugal. Por isso, os indianos, mesmo com este preço, estão sempre em desvantagem