quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Do outro mundo

Os New England Patriots, os NEW ENGLAND PATRIOTS, são uma equipa de futebol americano de Boston. Graças à combinação de várias tecnologias tenho podido assistir a alguns jogos da equipa, que se prepara para ser a melhor de sempre do futebol americano. Depois de uma temporada regular perfeita, sem derrotas e com 16 vitórias consecutivas, os Patriots são uma espécie de F.C.Porto da era Mourinho, mas ainda mais perfeitos. O treinador, Bill Belichick também é parecido com o português, mas com a agravante de ser mais velho e, por isso, ainda mais rezingão. Ainda assim, Belichick e o quarterback Tom Brady, que já venceram três Superbowls nos últimos seis anos, preparam-se para fazer uma temporada perfeita, caso vençam os últimos dois jogos da temporada. Primeiro jogam contra os San Diego Chargers no próximo Domingo e depois, caso vençam, defrontarão o vencedor do jogo entre os Green Bay Packers (do Michigan) e os New York Giants, em que os primeiros são claros favoritos.

A minha paixão pelo futebol americano vem do tempo da minha estadia nos Estados Unidos, mas até agora ainda não tinha conseguido condições técnicas para ver os jogos via internet. Podia ter-me apaixonado por basebol ou, como muitos portugueses, pelo basquetebol da NBA, mas foi o futebol americano que me encantou.

O conceito é brilhante e, compreendendo a execução, os jogos tornam-se fascinantes. Lembram-se quando eram mais pequenos e jogavam ao Risco? O conceito central é a conquista de território, algo em que os americanos são especialistas, e a forma é a especialização do trabalho quase elevada ao absurdo. Na verdade, cada equipa de futebol tem três equipas: uma para atacar, uma para defender e uma terceira especialista em remates: na abertura do jogo, após os ensaios (touchdown), nos field goals (uma espécie de pontapé de penalidade do ragueby) e nos punt returns. Uma espécie de fordismo aplicado ao desporto. Uma coisa verdadeiramente encantadora, se ignorarmos a dimensão física do jogo, que implica empurrar, agarrar e derrubar os adversários para garantir espaço ao portador da bola.

No próximo Domingo, a partir das 20 horas, não me telefonem, não me mandem mensagens e agradeço que me ignorem. Vou estar em frente ao ecrã de computador a ver os fabulosos New England Patriots a fazer história!

5 comentários:

klaudia disse...

boa sorte New England Patriots!
de facto deve ter imensa piada perceber a lógica do futebol americano;
pelo que percebi, é bem mais complexo que o futebol europeu e também, mais estratégico e difícil de jogar;
também por isso menos popular pelo mundo fora
estou contigo, força Fernado!
Força New England Patriots!

Fernando disse...

K: Sim, tens razão. É mesmo muito complexo e existem centenas de jogadas programadas e ensaiadas.

Mais uma coisa: tem imensa piada ser chamado "football", na medida em que passam 95% do tempo a jogar à mão. Ainda usam menos os pés do que no ragueby!

klaudia disse...

então, e resultados??

Fernando disse...

New England acaba de vencer San Diego por 21-12. Estão na final!

klaudia disse...

boa!