domingo, 6 de janeiro de 2008

Mudança do sistema de eleição do/a presidente dos States

Dada a importância / influência que os EUA têm no mundo, todas as pessoas inscritas nos cadernos eleitorais de todos países deveriam votar. E dar até oportunidade àquelas cujos países não são democracias.

O mundo concerteza seria melhor.

Claro que, para o mundo em geral, só existem 2 candidatos: a Hillary e o Barak. Os restantes são personagens americanos que só a Internet é capaz de trazer alguma luz sobre os seus perfis. pronto, o Giullianni também é conhecido.

Mas os 2 principais são conhecidos por serem esposa de um ex-presidente, traída (ambas as situações dão-lhe uns pontos) e por ser o tipo mais giro e apoiado pela Oprah Winfrey (ela própria, se se candidatasse seria uma séria possibilidade – ela transferiu esses pontos para o Obama), respectivamente.

A Europa apoiaria Obama, esperança de mudança do status quo.

Em quem votariam os países sul americanos?

A Venezuela, quem apoiaria? Bem da Venezuela seria um 50%, 50%, não adiantaria muito.

Mas e o Brasil? Como é que esses votariam? Esses são um perigo, são muitos e não sei se estariam preparados para uma mulher ou um preto na presidência…

Ainda bem que na China não se vota porque senão, nem precisava de haver votação em mais lado nenhum no mundo.

A Índia já tem experiência de mulheres na presidência, por isso, não sei se o Obama se safaria…

Enfim, as eleições seriam seguidas com muito mais atenção por todo o mundo e seria ainda mais interessante. Acima de tudo, justo!

Sonhos à parte, estas são eleições dignas de um grande país: tantos candidatos, aparentemente de grande qualidade; alguns com características diferentes do habitual, o que dá conta do verdadeiro cosmopolitismo e nível de evolução social; e com luta renhida entre vários de cada lado, esperando que o maior leque de escolha signifique maior exigência dos cidadãos e excelência dos candidatos (e seus mandatos).

Boa sorte Mundo! Boa sorte Estados Unidos!

Boa sorte Obama!

6 comentários:

Pedro disse...

É verdade que neste lado do Oceano se tem ouvido falar nas primárias democratas, provavelmente porque este seria o Partido mais votado. Mas não nos podemos esquecer dos Republicanos. E que, embora a liderança Bush tenha sido forte e carismática (no bom e no mau sentido), o seu sucessor, seja ele quem for, vai ter os votos dos que sempre votaram nos Republicanos, e dos indecisos que não estão para modernices.

Sobre o teu exercício livre, de saber quem ganharia eleiçoes mundiais, é bastante curioso, não consigo mesmo adivinhar quem os indianos e os chineses votariam...

Gala Dmitrievna disse...

O meu favorito é sem dúvida o Obama. Acho-o simpático LOl ( bem, não é dos melhores critérios para escolher um Presidente já sei ..)

A Clinton é-me completamente antipática, nunca consegui perceber aquela sede de poder (e daí ter perdoado ao maridinho )não sinto qualquer respeito por ela tanto mais que soube usar aquilo tudo em proveito próprio, demasiado fria e calculista.

Obama, Obama !

Anónimo disse...

E já agora que estao numa de civismo... Pensem tambem no vosso pais, e na importancia da cidadania activa...
www.forumportucalense.pt
e para opinarem A VONTADE:

www.forumportucalense.pt/forum

Ate breve, Luis

Anónimo disse...

Espero que é desta que vamos ter um presidente black a comandar os destinos do mundo.Que seja um exemplo para os proximos tempos!!!

Ate já,manu

Anónimo disse...

A moda é ser diferente, por isso coitadinho do Obama?!? A malta gosta dele só porque é de cor. Será que o homem vale mesmo a pena?

klaudia disse...

pois isso, só se poderá saber se ele for eleito
mas é por ser diferente, e não só por fora: o não ser 'do sistema', o ter tido uma educação e crescimento mais parecido com a globalidade da população americana, versus 'berço de ouro'
a ver vamos...