domingo, 27 de janeiro de 2008

ai meu muito querido Timor...

Por K. - Liquiçá, Timor-Leste, Junho 2005

Quando, hoje de manhã, li sobre a morte de Suharto fiquei contente por o mundo se ter livrado de mais um ditador e achei que o meu querido Timor se estaria a rejubilar.

Procurei nos vários locais onde costumo ver as notícias deste país que me está no coração (por exemplo aqui) e constato que está a ferro e fogo e nem uma referência à notícia.

De vários documentos consultados e leituras efectuadas a este(s) respeito ficou a constatação de que 'já não há heróis' ou, talvez pior que isso, que os heróis não o são para sempre!

Xanana tem vindo a perder o seu estatuto, já não sobram muitas ilusões...

actualização - 28Jan
Afinal houve várias referências à morte do ditador (referimos algumas):
suharto leaves a legacy of stability in indonesia
the death of suarto is the reminder of the west's ignoble role in propping up a murdorous regime
indonesia: suharto's death the chance for victims to find justice
suarto buried in state funeral
lasting legacy of suarto era
quem lhes perguntou se eles não guardam ressentimento?
morreu
suharto/óbito: MNE Luis Amado evita comentários por "respeito pelos mortos"

dois milhões de mortos não se podem branquear
o inferno é para quem o merece
que nojo. vendido - Xanana vai ao funeral de S

6 comentários:

Pedro disse...

De repente o pós 25-de-Abril portugues veio-me à memoria. Finda a luta unificadora contra o bicho-papão, os interesses divergem, antagonizam-se, colidem...

Fernando disse...

Sempre tive ideia que Xanana era um bom líder da resistência e da revolução, mas iria sentir muitas dificuldades para agregar as diferentes sensibilidades do país.

Além disso, a fama tem esse problema: "de bestial a besta" é um instantinho. E claro que o Pedro tem razão: expulso o inimigo comum, o meu vizinho é promovido a inimigo...

Helena Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Martins disse...

Os heróis são seres humanos no pretério passado mais-que-perfeito, não é? (por muito piroso que isto soe! LOL) *inhos

klaudia disse...

pedro e fernando:
parece-me que o problema não está nas sensibilidades dentro do país, mas na pressão internacional (interesses da Austrális/EUA versus o do próprio Timor; Portugal também lá tens interesses, diferentes dos anteriores)
e dentro do país há quem queira ser amigo de uns e de outros, isso sim, torna as coisas em como estão, na minha muito humilde maneira de ver o problema
e sim, também achei o Xanana um bom líder da resistência, mas não é o político para o desenvolvimento do país em situação de paz

loopy:
é piroso, mas é bonito e verdadíssima

Anónimo disse...

Timor diz-me nada.