quarta-feira, 19 de março de 2008

Totoloto no IRS

Ouvi há algumas semanas um dinamarquês, consultor do seu Governo, com um statement que tinha tanto de pragmático como de incómodo: não tendo recursos humanos nem financeiros para acabar com os problemas do mundo (desde a irradicação da fome, ao combate das diversas doenças que proliferam, passando pelas alterações climáticas) como se decide quem priveligiar e que problemas protelar?

Isto voltou-me à memória por estes dias em que começo a receber de diferentes fontes pedidos para doar 0.5% do IRS colectado a cada diversas instituições, bastando para isso inserir os seus dados no anexo H da declaração que em breve apresentarei às Finanças. É uma forma aparentemente simples de praticar o bem, não vemos sequer o dinheiro a sair dos nossos bolsos.
Mas o problema volta: a quem dar? Que problema é mais urgente do que os demais? Que Instituição é mais capaz de optimizar esses recursos doados? Só podemos escolher uma!
Aquele dilema do Governo Dinamarquês (e de qualquer país doador líquido) passa a ser o problema de cada um de nós!
A solução daquele consultor não foi menos pragmática: fazer um ranking de custo/benefício (ou seja, quantas pessoas seriam ajudadas por cada Coroa doada) e doar a quem aparecia no topo desse ranking.

Mas nós não temos esses dados. Então lembrei-me que nos devíamos dividir para não acabarmos por doar todos a quem soube fazer melhor marketing. Achei que estaríamos razoavelmente distribuídos pelos 12 meses ou signos e assim faziamos o "mês da AMI, ou o mês da APPT21 , ou então "Se és Balança, doa para a Amnistia Internacional, se és Touro, doa para a Liga protectora dos Animais", mas depois lembrei-me que haviam muitas mais de 12 instituições válidas. Foi aí que achei que se podiam dividir em 4 areas de actuação e assim, por exemplo, os nascidos na Primavera doavam para Associações Ambientalistas, os nascidos no Verão doavam para Organizações de ajuda humanitária, os nascidos no Outono doavam para Instituições de Solidariedade Social e os nascidos no Inverno doavam para Associações de combate a doenças.

Idiota q.b., hein? Sigam o vosso coração, não deixem é em branco essa parte do IRS.

2 comentários:

klaudia disse...

muito bem pensado, caro idiota (cheio de ideias, portanto!)
Aqui vai uma sugestão: Amnistia Internacional- 501 223 738 (Anexo H, campo 901)

La fille disse...

uma optima ideia, qdo fizer essas coisas do IRS, a greenpeace tem me!!!
:)

PS - tenho saudades tuas...