domingo, 23 de março de 2008

Odete Santos, as amêndoas e o colesterol

Odete Santos, uma personagem da política portuguesa com a qual não simpatizo particularmente, tem uma tribuna de debate no Jornal das Nove da SIC Notícias. As razões para a minha antipatia são simples. Nada contra alguém que tem convicções fortes, mas a forma desbragada e mal-educada com que, demasiadas vezes, interrompe os seus interlocutores, faz-me perder qualquer vontade de ouvir o debate. Espectador atento do Jornal das Nove, dou frequentemente comigo a mudar de canal assim que esta personagem aparece, por volta das 21:30.

Durante esta semana, resisti um pouco mais e, dei comigo a ouvir Odete dizer, no final da sua intervenção, que não comia amêndoas porque "fazem mal ao colesterol". Ora, se Odete se referia às tradicionais amêndoas da Páscoa, compostas por açucar, óleo vegetal e amêndoa, cabe-me informá-la que essas amêndoas não têm colesterol. O colesterol é de origem animal e está presente em alimentos como os ovos, a manteiga, a carne, os enchidos, etc. Não se estando a referir, como ela própria admitiu, às amêndoas de chocolate (que levam manteiga), Odete deveria informar-se sobre o conteúdo das amêndoas tradicionais ou conhecer melhor os alimentos que provocam colesterol.

1 comentário:

Pedro disse...

Ó Fernando, querias que ela dissesse "não como porque fazer engordar e eu já estou gorda que chegue?"