domingo, 11 de maio de 2008

Pangea Day

Tive oportunidade de participar no grande Pangea Day dada a capacidade organizativa e mobilizadora que o meu amigo LL tem: um grande Bem Haja, para ti!

O Pangea Day decorreu ontem, dia 10 de Maio, entre as 19h e as 23h GMT+1 e foi um evento planetário, em nome da PAZ e do DIÁLOGO INTERCULTURAL. Todo o mundo, via internet, esteve conectado para ver 24 mini-filmes escolhidos pela sua capacidade de inspirar, transformar e ajudar-nos a ver o mundo através dos olhos de outras pessoas (muito bem explicado no blog E foi naquele jantar) .

Making a long story, short: foi um Live Aid na internet com filmes e algumas músicas.

Tenho a dizer que foi, de facto, inspirador. A possibilidade de ver e ouvir o mundo pelos olhos de outras pessoas, noutros contextos, e na 1ª pessoa... gets to you!

É verdade que nos mostrou o que já sabemos e o que até intuíamos, mas ver e ouvir... Conclusão: the world sucks, mas HÁ ESPERANÇA!
E que começa em cada um e na tolerância e respeito que se tem que ter pelas diferenças. Todos sabem isso, mas a visão dos mini-filmes permite-nos concluir que há muita gente a não praticar.

A maior parte dos filmes que passaram estão disponíveis aqui.
Deixo alguns dos que vi e mais gostei, com os meus próprios títulos. Podem escolher a língua das legendas.
(Atrevo-me a sugerir que não os vejam seguidos se estiverem perto de uma janela num prédio alto, é que vos pode dar para a depressão...)
Jogar volei na fronteira México / USA
Perspectivas diferentes
Quando os estrangeiros chegam a casa
O amor no metro
O que foi o Líbano
As pessoas são o mais importante (este arrumou comigo)

Afinal não consegui escolher muito, na página principal, podem ver todos...

PS1: Há um filme de um tuga (Luis Manuel Almeida) que, de entre os mais de 2500 a concurso, ficou seleccionado nos 24 melhores, mas é o único que é necessário pagar para ver.
PS2: Para quem esteve Chez LM, o do elevador não está disponível

2 comentários:

Lupe Ludonato disse...

O filme "do elevador" está disponível, mas só começa a ser visualizado quando a "barra de leitura" ultrapassa os dois terços. Ou seja: apos clickar sobre o filme ou se aguarda que barra verde avance (o que demora), ou se levar com o cursor a barra de leitura até um ponto avançado (sensivelmente os 2/3, pois até lá so aparece imagem negra).
LL, Lupe Ludonato.org

klaudia disse...

mesmo assim, não aparece a possibilidade de ver esse filme nos meus browsers

Fica a recomendação para a visualização do meu filme preferido: "Elevator Music", para quem conseguir aceder